sejam bem vindos

scrscr

cartão de visita

cartão de visita

CONTATOS PRESB. CHARLES RODRIGUES

foxyform

ANUNCIO

Postagens populares

PRESB. CHARLES E DIAC. BETE

PRESB. CHARLES E DIAC. BETE

CHARLES E A BÍBLIA

CHARLES E A BÍBLIA

pregando na cruzada

pregando na cruzada

PRESB. CHARLES, GILIANDERSON.WAGNER

PRESB. CHARLES, GILIANDERSON.WAGNER

PRESB. CHARLES PREGANDO

PRESB. CHARLES PREGANDO

eu bete rebeca

eu bete rebeca

CAHRLES

CAHRLES

QUANDO DEUS FALA TA FALADO

QUANDO DEUS FALA TA FALADO

charles de oculos

charles de oculos

PREGADOR CHARLES

PREGADOR CHARLES

PRESBÍTERO CHARLES RODRIGUES

PREGANDO COM AUTORIDADE

PREGANDO COM AUTORIDADE

quarta-feira, 10 de abril de 2013


PREGA A PALAVRA: O ESPÍRITO SANTO APELA AOS CRENTES


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: II Timóteo 4:1-4
1. É melhor ser dividido pela pregação da verdade do que unido no ecumenismo pela operação da mentira.
2. É melhor pregar a verdade que machuca e depois cura, do que palavras agradáveis que confortam, mas depois matam.
3. É melhor anunciar a verdade bíblica de forma nua e crua do que agradáveis filosofias (fábulas) que desviam da verdade (Tito 1:13-14).

I. A VERDADE INCOMODA ÀQUELES QUE VIVEM O CONFORTO DAS DOUTRINAS ERRADAS – II Timóteo 4:2-3
1. Ainda que muitos sejam incomodados pela pregação da pura Palavra da Verdade, o cristão deve instar a todos a tempo e fora de tempo.
2. Embora os incomodados possam odiar o proclamador da verdade, é melhor ser odiado por anunciar a verdade do que apreciado por apregoar doutrinas adulteradas.
3. Mesmo que muitos já não suportem a sã doutrina, a ordem de Deus é“admoesta, repreende e exorta, com toda a longanimidade e ensino”.

II. A VERDADE É RECUSADA POR AQUELES QUE DESEJAM SEGUIR SUAS PRÓPRIAS COBIÇAS – II Timóteo 4:1, 3-4
1. Ainda que muitos recusem a dar ouvidos à verdade, ela deve ser proclamada a alto e bom som por todos os verdadeiros cristãos.
2. Embora os que recusam dar ouvidos à verdade por desejarem ouvir palavras que afagam o orgulhoso, egoísta e corrupto coração, o Espírito Santo estimula: “Conjuro-te, pois, diante de Deus e de Cristo... prega a Palavra”.
3. Mesmo que muitos que te ouça recusem à verdade e voltem às fábulas, é melhor ficar sozinho por causa da verdade do que acolhido na multidão por causa da mentira.

III. A VERDADE PRECISA SER ANUNCIADA MESMO EM FACE À OPOSIÇÃO – II Timóteo 4:5
1. Ainda que ao pregar a pura verdade bíblica sofras aflições da parte da oposição, jamais deves te calar.
2. Embora o verdadeiro evangelho seja odiado e o falso apreciado, você deve fazer a obra de evangelista.
3. Mesmo que tenhas grandes desafios para proferir a verdade àqueles que preferem a mentira, Deus te ordena a cumprir bem o teu ministério.

CONCLUSÃO:
1. Chegou o tempo em que as pessoas preferem os mestres que falam o que as pessoas querem ouvir e não o que devem ouvir:Ainda que as pessoas queiram ouvir aquilo que dá coceira nos ouvidos (prazer), a verdade que fere o orgulho, a arrogância e as crendices populares deve ser proclamada.
2. Chegou o tempo em que a sã doutrina é rejeitada para dar lugar à ambição, egoísmo e materialismo: Embora as pessoas deixem o conforto de seu lar para ir à igreja em busca de palavras que as lisonjeiam, a Palavra que admoesta, exorta e repreende deve ser exaltada e anunciada.
3. Chegou o tempo em que a mentira e a falsidade estão em alta:Mesmo que não sejas popular, apreciado e aclamado pelos teus sermões baseados na Palavra, não os abandone por mensagens de autoajuda, recortes de jornal, artigos de revistas, etc., ainda que estas sejam mais atraentes, eletrizantes e emocionantes.

APELO:
1. Deus chama todos os cristãos à responsabilidade: “Prega a Palavra”.
2. Deus insiste com todos os seus servos: “insta a tempo e fora de tempo”.
3. Deus suplica a todos os Seus mensageiros: “admoesta, repreende e exorta, com toda longanimidade e ensino”.

Pr. Heber Toth Armí

segunda-feira, 7 de maio de 2012

APRENDA A PREGAR COM PODER COM O APÓSTOLO PAULO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: I Tessalonicenses 2:1-12
1. Pregar não deve ser um discurso como qualquer oratória humana.
2. Pregar, segundo o apóstolo Paulo, é mais do que explicar um texto bíblico.
3. Pregar, segundo Paulo, vai além das meras motivações e habilidades humanas.

I.  PARA PREGAR COM PODER O PREGADOR PRECISA DE UMA MOTIVAÇÃO PURAMENTE CRISTÃ – I Tessalonicenses 2:1-6
1.  O pregador precisa ser ousado em Deus para pregar o Evangelho puro.
2. O pregador precisa ser aprovado por Deus - não pelo homem - a fim de ganhar homens para Deus.
3. O pregador deve glorificar unicamente a Deus, nunca os homens nem a si mesmo.

II. PARA PREGAR COM PODER O PREGADOR PRECISA POSSUIR CARÁTER AMOROSO – I Tessalonicenses 2:7-11
1. O pregador deve ser como mãe, amar aos ouvintes.
2. O pregador deve desejar ardentemente a salvação dos ouvintes.
3. O pregador deve, como um pai, consolar aos ouvintes.

III. PARA PREGAR COM PODER O PREGADOR PRECISA DE UMA MISSÃO DIVINA – I Tessalonicenses 2:11-12
1. O objetivo do pregador deve ser o chamado divino a exortar pessoas a viver para a glória de Deus.
2. O foco do pregador deve ser encorajar os filhos de Deus a perseverar na fé até entrar no reino de Deus.
3. O alvo do pregador deve ser seguir a vontade de Deus para a pregação: levar os ouvintes a passar do crescimento espiritual ao amadurecimento espiritual.

CONCLUSÃO:
1. Sem uma motivação correta o pregador usará o púlpito de forma errada, com a motivação errada que desonrará a Deus. O sermão não surtirá nenhum poder transformador nos ouvintes.
2. Sem adquirir caráter amoroso as palavras do pregador não surtirá o efeito que Deus espera nos ouvintes. Será palavras sem forças sobrenaturais que não darão poder ao ouvinte para mudar de vida.
3. Sem aceitar a missão divina o pregador viverá a missão humana fazendo do púlpito um lugar comum para expressar suas próprias palavras, não a poderosa e viva Palavra de Deus.

APELO:
1. Antes de pregar, busque uma motivação puramente cristã através da consagração.
2. Antes de pregar, desenvolva um caráter amoroso renunciando o próprio eu.
3. Antes de pregar aceite a missão concedida por Deus aos pregadores do Evangelho de Deus.
Pr. Heber Toth Armí

quinta-feira, 1 de março de 2012

PRECISA-SE DE PREGADORES CORAJOSOS COMO CALEBE

INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Número 13:25-33; 14:1-10, 24
1. Hoje em dia, tanto quanto nos dias de Calebe, as pessoas aceitam com mais facilidade as pregações daqueles que não tem o Espírito de Deus, que contam historinhas e piadas “santas”; do que daqueles que corrigem, exortam e repreendem com amor no poder do Espírito Santo.
2. Hoje em dia, tanto quanto nos dias de Calebe, a maioria dos pregadores fala daquilo que lhe convém, daquilo que agrada ao pecador e não ao Senhor, que causa prazer e não tristeza pelo pecado, seduzindo o povo a ignorar a voz profética e a desprezar os planos de Deus.
3. Hoje em dia Deus quer pregadores cheios do Espírito Santo, fiel às Suas promessas, comprometidos com Sua vontade revelada na Bíblia, corajosos e ousados como Calebe quando pregava ao revoltado povo de Israel.

I.  SOMENTE QUEM CONHECE BEM A VONTADE DE DEUS EXPRESSA NA BÍBLIA PREGARÁ COM CLAREZA DIANTE DE UMA MULTIDÃO INCRÉDULA – Números 13:25-14:1-4
Josué e Calebe estavam à frente do povo com outros dez espias. Todos os doze espias viram as mesmas coisas e concordaram no que viram, mas discordaram quanto à interpretação e na maneira de pregar. Então, Calebe levantou ousada e poderosamente sua voz e faz calar o povo. Deste fato destacamos as seguintes lições:
1. Há dois tipos de pregadores da Palavra: Há o verdadeiro e o falso pregador. Ambos veem as mesmas coisas, possuem a mesma Bíblia e falam em nome do mesmo Deus; porém, um fala o que Deus quer, outro torce e manipula o que Deus falou.Os pregadores verdadeiros falam com autoridade levando o povo ao silêncio; os falsos pregam para produzir barulho e alvoroço na congregação.
2. Há duas formas de interpretar a Bíblia: Os pregadores verdadeiros se aproximam da Bíblia com humildade de espírito; por meio da oração e estudo interpretam-na com fidelidade; os pregadores falsos manipulam a Bíblia para manipular o povo, usam a Bíblia em vez de serem usados por Deus, regem a Bíblia ao invés de serem regidos por ela.
3. Há duas maneiras de pregar as Sagradas Escrituras: Os pregadores falsos pregam aquilo que convêm a fim de agradar o povo; já o pregador fiel prega a fim de agradar a Deus, mesmo que desagrade o povo. Os verdadeiros são aqueles que pregam a Bíblia, os falsos pregam sobre a Bíblia.

II. SOMENTE QUEM TEM MAIS MEDO DE OFENDER A DEUS DO QUE AS PESSOAS PREGARÁ COM CORAGEM O QUE DEUS QUER, NÃO O QUE O POVO QUER – Números 14:5-10
Como Josué e Calebe estavam mais interessados em agradar a Deus do que ao povo (v.8), eles enfrentaram com coragem e ousadia aos pregadores charlatães e ao povo que chorava com as palavras dos falsos pregadores. Consequentemente, toda a congregação desejou apedrejar os fieis representantes de Deus. Deste relato aprendemos que:
1. A primeira preocupação do pregador deve ser conhecer a vontade de Deus: Josué e Calebe conheciam a Deus, Seus planos e Suas promessas. O pregador deve conhecer a vontade de Deus antes que a vontade do povo, pois a voz do povo nunca foi e nunca será a voz de Deus.
2. A segunda preocupação do pregador deve ser a de fazer a vontade de Deus: Josué e Calebe se posicionaram firmes e impolutos diante da rebeldia e ameaça do povo porque eles estavam mais dispostos a morrer do que a ceder à pressão da multidão.
3. A terceira preocupação do pregador deve ser a de apresentar a vontade de Deus ao povo: Mesmo que o povo seja rebelde, incrédulo e revoltado, Josué e Calebe ousaram erguer a voz e apontar-lhe a vontade de Deus.

III. SOMENTE EM QUEM HÁ O VERDADEIRO ESPÍRITO SANTO PREGARÁ COM OUSADIA A VONTADE DE DEUS SEM SE IMPORTAR COM AS CONSEQUÊNCIAS – Números 14:24
Deus mesmo declara o que havia de diferente em Calebe: “Porém o meu servo Calebe, porque nele ouve outro espírito, perseverou em seguir-me...”. Calebe era servo (humilde), era perseverante e tinha um espírito diferente. Esse Espírito diferente era a ação do Espírito Santo em sua vida que o tornou servo perseverante de Deus.
1. O Espírito Santo capacita o pregador para ser servo de Deus e não servo da vontade do povo: Quem deseja sucesso, aplausos e glamour faz a vontade do povo, mas por pouco tempo (Números 14:37). Por outro lado, quem faz a vontade de Deus tem a Pátria Celestial como alvo, onde a alegria e a vida jamais passarão.
2. O Espírito Santo faz o pregador ser mais preocupado com recompensa do Céu do que com consequência na Terra: O fiel servo de Deus sabe que a vida na Nova Jerusalém vale mais que a preservação de alguns anos da vida aqui no mundo aplaudido pelo povo. Por isso, o pregador fiel não tem medo de falar o que Deus quer para aqueles que não querem ouvir.
3. O Espírito Santo habilita o pregador a perseverar nas promessas de Deus mesmo ameaçado de morte:Viver na contramão do mundo e da vontade humana é perigoso, há riscos até de perder a vida. Porém, Deus toma conta e protege aos pregadores como Calebe. Dos doze espias, apenas Josué e Calebe foram preservados com vida para entrar em Canaã, a Terra Prometida (Números 14:38).

CONCLUSÃO:
1. Somente os pregadores que se rendem ao verdadeiro Espírito Santo pregam com clareza e ousadia toda a Palavra que sai da boca de Deus.
2. Somente os pregadores vazios de si e cheios do Espírito Santo vivem para agradar a Deus e não à vontade carnal das pessoas.
3. Somente os pregadores dependentes do poder do Espírito Santo são preservados por Deus e conduzidos à Canaã Celestial para ali habitar para sempre.

APELO:
1. Pregador(a), pregue a Palavra pura, sem rodeios, sem desviar do que está escrito mesmo que fira à vontade e o gosto dos ouvintes.
2. Pregador(a), pregue a Palavra, o que Deus quer; não sobre a Palavra, o que o ser humano quer; agrade a Deus e não os rebeldes.
3. Pregador(a), pregue a Palavra de Deus dependendo do Espírito Santopara não cair na tentação de depender da aprovação pecaminosa.

Pr. Heber Toth Armí

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SEJA BEM-AVENTURADO PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS


     Compartilho com os leitores deste blog uma reflexão interessante sobre as bem-aventuranças do pregador. Não sei que é o autor, sei que não sou eu; no entanto, como gostei quero compartilhar essas maravilhosas palavras com aqueles que querem ser pregadores bem-aventurados.

1.  Bem-aventurado o pregador que sabe como pregar.
2.  Bem-aventurado o pregador que encurta suas introduções.
3.  Bem-aventurado o pregador que modela sua voz, e nunca grita.
4.  Bem-aventurado o pregador que sabe como e quando terminar.
5.  Bem-aventurado o pregador que se inclui entre os ouvintes.
6.  Bem-aventurado o pregador cujos sermões são articulados e lógicos.
7.  Bem-aventurado o pregador cujos sermões constituem uma unidade, têm propósito definido, sendo cada palavra bem pensada e meditada.
8.  Bem-aventurado o pregador que permite sua congregação cantar um hino sem cortar uma só estrofe (Se é questão de tempo, por que não encurtar o sermão?).
9.  Bem-aventurado o pregador que raramente emprega o pronome eu.
10. Bem-aventurado o pregador que sabe que foi chamado por Deus.
11. Bem-aventurado o pregador que conhece e prega a Palavra como ela é.
12. Bem-aventurado o pregador que vive a mensagem que prega.
13. Bem-aventurado o pregador que é Cristocêntrico.
14. Bem-aventurado o pregador que sabe da sua necessidade do Espírito Santo.
15. Bem-aventurado o pregador que, havendo entregue plenamente sua vida a Deus, é inspirado pelo Espírito Santo e ungido pelo Seu poder para alcançar as almas a fim de ganhá-las para Deus, e para educá-las no serviço enquanto são guiados aos pés do Salvador.

"prega a Palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino" (II Timóteo 4:2).


Pr. Heber Toth Armí

DICAS DE PREGAÇÃO COM O MAIOR PREGADOR DO MUNDO


Muitos pregadores, desejando ser bem-sucedidos, usam recursos ultramodernos e tecnológicos, buscando implementar seus sermões com efeitos visuais e sonoros. Contudo, os ouvintes têm dificuldades para lembrar-se de seus sermões, mesmo o de uma semana atrás. Então, é necessário aprender com o maior pregador do mundo.

Jesus - o maior pregador do mundo:
1.  O lugar mais nobre onde ele pregou foi em uma sinagoga de quinta, em uma cidade pequena, no fim do mundo.
2. O Seu auditório preferido tinha o teto formado por estrelas e era refrigerado pelo vento.
3. O Seu público sentava no chão e seu púlpito era um barquinho que se afastava da praia para ele ser visto por todos.
4. O Seu grau de escolaridade não era invejável; Ele não fez faculdade, mestrado e doutorado em lugar nenhum.
5. O Seu sermão não tinha esboço e nem escrevia previamente o que iria dizer ao povo.
6. O Seu estilo era simples, Ele não usou microfone, nem um notebook ou apresentação em power point para pregar.
7. O Seu método era rústico, isolava-se, buscava os lugares insalubres e dava preferência aos excluídos. Dirigia-se ao lugar das palestras a pé.
8. O luxo e o conforto não faziam Seu estilo, na verdade, Ele nunca teve carro. Nunca usou terno e muito menos gravata. Usava sandálias.
9. O Seu recurso ilustrativo era simplista, suas ilustrações eram toscas histórias campesinas ou referiam-se à pesca.
10. O resultado de Suas pregações ultrapassou culturas, épocas e classes sociais; seus ensinos perduram há mais de dois mil anos.

Princípios para ser um excelente pregador:
1.  Para ser um grande pregador é preciso aprender do maior pregador que a mundo já teve (Jesus), qualquer outro pregador é inferior a Ele. Ele atraia grandes multidões, não para um clube, teatro ou igreja confortável, mas para lugares desertos (Mateus 14:13-21). Ele foi muito bom, na verdade Ele foi o melhor pregador do mundo!
2. Para ser um grande pregador é mais importante passar mais tempo com Jesus do que com livros e correndo atrás de recursos tecnológicos.
3. Para ser um grande pregador passe tempo com a Bíblia e o Espírito Santo em oração como fazia Jesus de madrugada (Marcos 1:35-38). As pessoas não se impressionam tanto com bons oradores mais do que com pregadores bem consagrados.
4. Para ser um grande pregador na atualidade é mais importante falar aquilo que Cristo falaria com serenidade e simplicidade do que com palavras rebuscadas.
5. Para ser um grande pregador como foi Jesus é necessário depender do poder do Espírito Santo e pregar a pura Palavra de Deus ao povo, não recortes de jornal, comentários sobre esportes, histórias pessoais e romances novelescos (Lucas 4:14-16).
6. Para ser um grande pregador é preciso entender que a igreja não está precisando mais de shows e agitação com gritos e histórias que emocionam, mas cada pessoa precisa de Cristo em Sua vida.
7. Para ser um grande pregador como Jesus não se deve ignorar os ouvintes quando eles são poucos. Jesus pregou em particular para Nicodemos (João 3:1-21) e para a mulher samaritana (João 4:1-26) Seus melhores sermões.

Pr. Heber Toth Armí

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

COMO SER BEM SUCEDIDO EM SUAS PREGAÇÕES


Resultados extraordinários, fama, status e poder são os propósitos daqueles que desejam ser grandes pregadores modernos. Se esses forem seus propósitos e não a conversão dos ouvintes, apresento-lhe a seguir dez passos práticos que lhe darão resultados extraordinários:

1. Preocupe-se em preparar sermões cujo maior objetivo esteja na promoção de sua própria popularidade e não a santidade dos ouvintes.
2. Preocupe-se em apresentar uma pregação que esteja centrada em massagear o ego mais do que em convencer de pecado a seus ouvintes, isso fere o ego.
3. Preocupe-se com sua reputação como sendo um bom pregador atraente a fim de que todos prestem mais atenção em você do que na mensagem.
4. Preocupe-se em falar com um estilo florido, enfeitado e exagerado levando os ouvintes a expor suas lágrimas não pelos pecados praticados, mas pelas histórias bem contadas.
5. Preocupe-se em ser superficial na apresentação da mensagem bíblica a fim de que suas pregações não contenham verdades suficientes para convencer pecadores de que precisam mudar de vida para que destino delas não seja o inferno.
6. Preocupe-se apenas com partes da Bíblia; pregue apenas sobre o amor de Deus sem falar sobre Sua ira, Sua justiça e Sua santidade; tais características afastam as pessoas.
7. Preocupe-se em não apresentar doutrinas, principalmente a do pecado e do inferno porque já estão bem claras na Bíblia; pregue aquilo que não ofende ou deixe as pessoas preocupadas.
8. Preocupe-se em apresentar mensagens light, fast-food, recortes de revista e de jornal, livros de auto-ajuda, histórias sensacionais, reflexões de internet, etc.; pois as pessoas não querem nutrir-se espiritualmente, apenas satisfação de seus interesses egoístas.
9. Preocupe-se mais com mensagens inspiradoras e arrebatadoras que promovam poder para ter sucesso material e não espiritual, poder para vencer as dívidas e não para vencer o mal.
10. Preocupe-se mais em apresentar um Jesus psicólogo, curandeiro, milagreiro, banqueiro do que um Senhor Jesus salvador, perdoador e libertador.

Seguindo esses passos você será um pregador de sucesso, não será perseguido por ninguém; as pessoas o exaltarão, se encherão de orgulho de você. Você não terá desafios como o apóstolo Paulo, nem correrá risco de perder a cabeça como João Batista e nem levará as pessoas à conversão do pecado a fim de que entrem no Céu. A mensagem de Jesus para estes no dia do juízo está em Mateus 7:21-23: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos [pregadores] me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônio e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal” (NVI – Nova Versão Internacional).

·  As igrejas que professam ser evangélicas precisam de pessoas como o apóstolo Pedro, que não prega para entreter o pecador, mas contra o pecado de cada pecador (Atos 2).
·  As igrejas que professam ser cristãs devem pregar como Estevão, chamar o pecado pelo nome e as pessoas ao arrependimento, mesmo em face da morte (Atos 7).
·  As igrejas que professam seguir a Bíblia devem chamar pessoas à responsabilidade como fez João Batista sem medo de ofender as autoridades (Lucas 3:1-20).

Os pregadores modernos precisam urgentemente tomar a Bíblia na mão e apresentar a graça que santifica vidas; convidar o pecador a confessar e abandonar seus pecados e suplicar aos ouvintes que abandonem uma fé sem obras (Tiago 2:26). Esse estilo de sermão esvazia o inferno e povoa o Céu.

Pr. Heber Toth Arm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESB. CHARLES E CANTORA SHEILA E PRESB. FRANCISCO ( PAI) TE AMO

PRESB. CHARLES E CANTORA SHEILA E PRESB. FRANCISCO ( PAI) TE AMO

MINHA MÃE MISSIONARIA ZULENE, MICHELAND E SHEILA E MEU PAI

MINHA MÃE MISSIONARIA ZULENE, MICHELAND E SHEILA E MEU PAI

OBREIROS DO SENHOR

OBREIROS DO SENHOR

PASTOR ROMARIA PAI E CHARLES

PASTOR ROMARIA PAI E CHARLES

PAI E CHARLES

PAI E CHARLES

PRESB. FRANCISCO E OBREIROS

PRESB. FRANCISCO E OBREIROS

GUARAMIRANGA PENSANDO A VIDA

GUARAMIRANGA PENSANDO A VIDA

SÓ NA BENÇÃO

SÓ NA BENÇÃO

CONSAGRAÇÃO PRESB. CHARLES

CONSAGRAÇÃO PRESB. CHARLES

CONSAGRAÇÃO DIAC. BETE

CONSAGRAÇÃO DIAC. BETE

CHARLES COM O ANTIGO CARRO

CHARLES COM O ANTIGO CARRO

LUA DE MEL GUARAMIRANGA

LUA DE MEL GUARAMIRANGA

11

11

10

10

9

9

8

8

7

7

6

6

5

5

4

4

3

3

FOTO 2

FOTO 2

CHARLES 1

CHARLES 1

CHARLES E BRUNO

CHARLES E BRUNO

KASSIO PASTOR CHARLES

KASSIO PASTOR CHARLES

CHARLES E KASSIO

CHARLES E KASSIO

PASTOR E CHARLES

PASTOR E CHARLES